• Admin

Lista de compras da quarentena. Devo estocar comida e produtos de higiene?




Em primeiro lugar, você precisa saber que não vai precisar de 10 pacotes de papel higiênico, 20 litros de álcool ou 100 Cup Noodles!

Em momentos como esse, é muito importante comprar de forma consciente, entendendo que todos estamos passando pelo mesmo problema e que, se estocarmos mais do que o necessário, outras pessoas poderão passar por dificuldades.


Isso ocorre não pela falta de alimentos ou de produtos, mas porque os mercados japoneses não trabalham com grandes estoques e, quando muitas pessoas procuram por um mesmo produto, as prateleiras se esvaziam rapidamente e os fornecedores enfrentam problemas para suprir a demanda.


Isso significa que mesmo que as prateleiras estejam vazias, a produção do produto está normal e o que aumentou foi a quantidade de pessoas comprando.


A boa notícia é que como o governo vem anunciando as medidas, grandes fornecedores já vem aumentando suas produções e preparando seu sistema de abastecimento para minimizar ao máximo a falta de produtos nos mercados.

Antes de sair comprando tudo de forma desesperada, precisamos entender que a quarentena não significa que os mercados serão fechados e que todos seremos trancados em nossas casas! Nesse caso os horários de funcionamento é que mudarão e o que ficará proibido são eventos que reúnam as pessoas e, em alguns casos, restaurantes, academias e tudo o que não seja de primeira necessidade. Também existirão algumas restrições, mas nada que nos impeça de fazer as compras básicas para nossas casas.


Lista de compras da quarentena: o que comprar?
  • Congelados Em primeiro lugar, precisamos lembrar que, diferente dos casos de desastres naturais, como os terremotos, tsunamis ou tempestades, não existe previsão de ficarmos sem eletricidade ou fornecimento de gás e água. Por esse motivo, podemos apostar em alimentos congelados, que podem ser comprados com certa antecedência, sem o risco de estragarem. Carnes, legumes, pizzas pré-assadas, entre outros, são alimentos que podem ser congelados por um longo período.

  • Alimentos instantâneos O Japão é um dos países que mais consomem esse tipo de alimentos e oferece grande variedade de lamen, sopas, etc.

  • Enlatados São uma boa escolha pelo longo prazo de validade, mas não é aconselhável usá-los como base da alimentação, pois não são alimentos muito saudáveis e podem baixar o sistema imunológico, o que não seria muito legal em meio a uma pandemia.

  • Chocolates Por serem altamente calóricos, em situações de emergência podem ser muito úteis.

  • Arroz e feijão Como essa é a base da alimentação dos brasileiros, além de não serem perecíveis, ter um estoque para alguns dias pode ser útil, já que, como citamos acima, ainda teremos água, gás e eletricidade.

  • Bolachas e snacks Apesar de não serem indicados para o consumo diário, em situações de emergência podem ser muito úteis, por serem práticos, calóricos e saborosos.

  • Leite, derivados e pães Para a maioria brasileiros, um copo de café com leite e um pão com manteiga ou queijo ainda são a melhor opção para o café da manhã. Nesse caso a dica é prestar atenção na data de validade. Os mercados costumam colocar os produtos com as datas de validade mais longas atrás dos que estão mais próximos de expirar. Procure por produtos que tenham validade mais longa, principalmente no caso do leite.

  • Produtos de higiene Recomenda-se ter um pequeno estoque de sabonete, pasta dental e produtos de limpeza e de higiene. Afinal, melhor evitar correr o risco de sair para comprar produtos que podem ser estocados. Lembre-se de comprar álcool. Esse é um dos maiores aliados contra a contaminação.

  • Água Também é aconselhável estocar um pouco de água, talvez um pouco mais do que o normal, apenas para evitar sair sem necessidade, mas evite exageros.


E quanto às máscaras? Bom, todos já entendemos que o uso de máscara não é tão indicado para a proteção própria, mas sim para evitar contaminar outras pessoas, pois ela evita que o vírus seja espalhado quando tossimos ou espirramos.

O mais importante e mais eficaz para a prevenção é lavar as mãos da forma correta e sempre ter algum tipo de desinfetante à base de álcool para situações em que lavar as mãos não seja possível.


Em qualquer situação, evite o desespero e sempre pense antes de tomar qualquer decisão. Os períodos de crises definem quem somos. São as dificuldades que nos ensinam a lidar com os problemas e a buscar por soluções inteligentes e conscientes.



18,818 visualizações

Empresas Parceiras

© 2018 - Emprego Japão  - © Todos os Direitos Reservados a  有限会社ニュービジネス