Sistema de reconhecimento facial será ampliado nos aeroportos do Japão

Agora turistas também passarão pelo reconhecimento facial ao deixar o país.

O sistema de reconhecimento facial, já utilizado com cidadãos japoneses, será implantado em vários aeroportos do país para visitantes estrangeiros com visto de turista, que deverão passar pelo reconhecimento ao deixarem o país.

O sistema funciona através de uma comparação entre a foto armazenada no chip do passaporte do passageiro e a foto tirada no portão. Ao passarem pelo reconhecimento facial, os passageiros terão as fotos comparadas e o portão só se abrirá se as 2 fotos forem similares.

O sistema já foi introduzido para cidadãos japoneses nos aeroportos de Haneda, Narita, Kansai, Chubu e Fukuoka e, no dia 24 de julho (2019), passará a funcionar no aeroporto de Haneda para os estrangeiros.

De acordo com a Agência de Imigração do Japão, ainda em 2019, o sistema para turistas será implantado também nos aeroportos de Kansai, Narita, Chubu e Chitose e, em 2020, no aeroporto de Naha, em Okinawa.

A implantação desse sistema faz parte dos esforços do governo japonês para preparar o país para receber o grande fluxo de turistas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020.

19 visualizações